Ortopedia e Traumatologia com especialidade em cirurgia do quadril

Procedimentos

Dr. Lourenço Peixoto

Artroscopia do Quadril

A Artroscopia do Quadril é uma técnica minimamente invasiva que utiliza câmeras e instrumentais específicos para o tratamento de algumas patologias desta articulação como o Impacto Femoroacetabular, Bursites Trocantéricas, Ressaltos internos e externos, dentre outras.
A grande vantagem de se utilizar a artroscopia na abordagem destas patologias é a pouca agressão cirúrgica com pouco sangramento associado. A baixa morbidade permite que em alguns casos a alta hospitalar seja dada no mesmo dia da cirurgia.
Leia Mais sobre Artoscopia do Quadril >>>

Impacto Femoroacetabular

É a principal doença tratada pela artroscopia de quadril. Nesta patologia ocorre colisão anteriormente no quadril entre o colo-cabeça femoral e o acetábulo (bacia) nos movimentos de flexão e rotação interna desta articulação. Esta colisão é secundária, normalmente, à uma variação da anatomia que incide com maior frequência em homens jovens.

Pubalgia

A pubalgia se caracteriza pela presença de dor, na região baixa do abdômen e na virilha. Descrita pela primeira vez em um atleta de Esgrima, seu diagnóstico se tornou mais popular em 1983, quando Willey descreveu o primeiro caso em um atleta praticante de futebol.

Bursite Trocanteriana

As dores na região lateral do quadril são muito prevalentes principalmente em mulheres a partir da quinta década de vida. É consequência de um processo degenerativo tendinoso (Glúteo médio e/ou mínimo) associado ou não à uma síndrome friccional da banda iliotibial e à bursite do quadril.

Osteoartrose do Quadril

A osteoartrose do quadril é uma condição em que há destruição da cartilagem hialina da cabeça femoral e do acetábulo. Esta patologia pode ocorrer como consequência de vários processos patológicos como trauma, osteonecrose, artrites inflamatórias, impacto femoroacetabular dentre outros.